quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

MDF X MDP

Um titulo polemico e bastante atual hoje no mundo dos moveis planejados e sob medida. aqui vai um arqtigo que escrevi a um tempo atras para uma publicacao nacional voltada ao mercado sob medida e que agora espero que ajude no entendimento do assunto. A questao nao e quem e melhor ou pior mas a qual fim se destina cada um.


O MDF é produzido a partir da transformação das toras de madeira em fibras que, misturadas a resinas e prensadas em prensa contínua, se transformam em chapas que podem ou não saír revestidas da linha de produção. Seu uso é mais recomendado para trabalhos em baixo relevo em portas, por exemplo. Veja o video e entenda como e fabricado o MDF

Já o MDP é produzido a partir da transformação de toras de madeira em partículas, que são aglutinadas e entrelaçadas com resinas especiais de última geração, que garantem maior estabilidade dimensional do painel e grande resistência à flexão, com a vantagem de ter um aproveitamento maior da matéria-prima do que o MDF, o que permite uma redução no seu custo. É especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, com formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados. Suas principais aplicações são para portas retas, laterais de móveis, prateleiras, divisórias, tampos retos, tampos pós-formados, base superior e inferior, além de frentes e laterais de gaveta. O MDP é encontrado com com revestimento melamínico em BP (Baixa Pressão), FF (Finish Foil), ou sem revestimento para aplicação de lâminas de madeira, laminados de alta-pressão ou pintura e impressão. A principal diferença entre os dois produtos é que no MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais grossas no miolo. Já no MDF, aglutinam-se fibras de madeira. No entanto, os dois são classificados como painéis de madeira de média densidade. Vantagens O MDP é o painel de madeira industrializada mais consumido no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, seja pela indústria moveleira de larga escala ou marceneiros em geral. Apesar do Brasil cultuar o MDF se olharmos a industria como um todo hoje mesmo no mercado nacional o painel mais utilizado e o MDP. Sozinho ou junto de outros tipos de painéis, um móvel que utiliza MDP em sua estrutura será sempre mais econômico e competitivo, perto de móveis feitos com outras matérias-primas similares como o MDF, e ainda oferecerá melhor garantia e qualidade. Comparado ao MDF, é mais leve e fácil de manusear; tem propriedades mecânicas superiores, como melhor resistência ao arrancamento ,maior resistência na fixação de parafusos, principalmente porque possui partículas mais grossas em seu interior. Além de ser melhor, por exemplo, nos projetos que necessitam de estruturas de portas suspensas. Ele é mais leve e não empena ao longo do tempo como o MDF tem menor absorção de umidade e sua alta densidade das camadas superficiais, assegura um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos. Desvantagens A aparência do MDP, que lembra o antigo aglomerado – mesmo sendo infinitamente superior em qualidade e durabilidade – chega a ser uma desvantagem para quem não pesquisa. Outro ponto, assim como a própria madeira, tanto o MDF como o MDP são vulneráveis a ambientes úmidos.
A densidade dos painéis chegam a 950 a 1000 kg/m³ no caso do MDP contra 900 kg/m³ do MDF
Ao final chegamos podemos afirmar que cada produto se destina a um fim especifico e que o melhor e observar sempre as caracteristicas de cada um.

9 comentários:

  1. Oi soue eu Heros novamente, gostei da cronica, mais eu prefiro o MDF, onde trabalho tudo é feito de MDF, por causa de sua durabilidade, mais tem coisas sobre o MDP que eu não sabia, gostei muito, continuem assim e postem mais cronicas.

    ResponderExcluir
  2. Eitaa artigo tendencioso puxando sardinha pro aglomerado....

    dizer que a qualidade do MDP é melhor é forçar a barra e insultar a inteligencia dos leitores mais informados..... a unica vantagem do MDP é custo e SÓ.

    ResponderExcluir
  3. oi galera;
    acho o MDP tão bom quanto o MDF ,pois cada um tem o seu lugar ,eu faço projetos italinea e numca tive nenhum problema com o MDP.
    essas cronicas é a pura realidade gostei muito de saber um pouco mais sobre o MDP.
    valeuuu galera ...

    ResponderExcluir
  4. Somente o custo justifica o MDP. Quer gostem ou não os defensores, MDP é o antigo aglomerado. O MDF é infinitamente superior e pode ser impermeabilizado,sim! A trababilidade do MDF fecha a questão. MDP só para ludibriar o cliente!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente quando se diz sobre o MDP ser pura farça.fiz o teste caseiro, coloquei em um balde com áqua uma tabua em MDP e outra de MDF, o mdp em menos de 2 horas ficou igualzinho a uma laranja..todo inchado o mdf nem se mexeu do lugar. Se as lojas de moveis fizerem o MDP ficar a metade do valor da outra que vende o mesmo movel em MDF até posso comrpar sabendo dos riscos...caso contrario quem perde é somente o cliente.

    ResponderExcluir
  6. Pelos comentários vê-se claramente a disputa entre profissionais que trabalham com MDP e profissionais que trabalham somente com MDF. Essa história de o MDF ficar duas horas na água e não inchar é história pra boi dormir!! Todos sabemos que nenhum dos dois é resistente á umidade. No site da Duratex e da Masisa, podemos aprender um pouco mais sobre as qualidades de cada um.

    ResponderExcluir
  7. Segue abaixo um link para acabar com todas as dúvidas! http://casa.abril.com.br/materias/materiais-construcao/chapas-madeira-raio-x-materiais-mais-usados-confeccao-moveis-623664.shtml
    Vai contra a opinião de metade de vendedores e outra, é de uma fonte confiável!!

    ResponderExcluir
  8. Olha esse artigo esta bem tendencioso. Na pratica não é bem isso. Principalmente se precisar fazer ajuste no parafuso. Concordo com algumas coisas. A maioria é só teoria.

    ResponderExcluir
  9. Olha esse artigo esta bem tendencioso. Na pratica não é bem isso. Principalmente se precisar fazer ajuste no parafuso. Concordo com algumas coisas. A maioria é só teoria.

    ResponderExcluir